Comprinhas

Categorias

Apostila Concurso SEE BA - Professor de Educação Básica - Secretaria de Estado da Educação - BA


Apostila para Professor de Educação Básica - Concurso Secretaria de Estado da Educação / BA (SEE-BA). Material completo e atualizado seguindo rigorosamente o Edital publicado. Contém 280 páginas. Grátis CD com Edital e Testes.

ATENÇÃO! Produto esgotado! Entre em contato para realizar sua reserva. O preço do produto pode ser diferente (mais baixo ou mais alto) que o anunciado anteriormente.

Últimas unidades!


Secretaria de Estado da Educação - BA (SEE-BA)
Professor de Educação Básica


Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa - Leitura e interpretação de textos verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos. Textos mistos verbais/não-verbais, incluindo os textos imagéticos
Semântica e o sentido das palavras: relação entre significantes (sinais, símbolos, palavras e frases)
Pontuação e seus recursos sintático-semânticos

Conhecimentos Contextuais

Entendimento da construção do conhecimento científico, tecnológico e cultural como um processo sócio histórico e o lugar do ensino médio na formação da juventude, inserido nesse contexto. O ensino médio configurado como um momento em que necessidades, interesses, curiosidades e saberes diversos dialogam com os saberes sistematizados e devem produzir aprendizagens socialmente e subjetivamente significativas, próprias para a formação de sujeitos autônomos, protagonistas e eticamente interessados no bem estar comum
Princípios da contextualização e da interdisciplinaridade no desenvolvimento da competência para o saber em uso no cotidiano e nas inferências sobre a construção científica.
Inclusão e exclusão no contexto das práticas educativas nos sistemas formais de educação

Conhecimentos Específicos da Organização dos Sistemas de Ensino

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96: Título IV e Título V - Capítulos I, Capítulo II - Secções I, IV, IV-A,(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008, que trata da integração do ensino médio com ensino profissional) e Secção V.
Lei nº 11.769/2008 - Ensino de Música nas escolas: implicações, consensos e dissensos.
Decreto nº 7.083/2010 - Educação Integral no Brasil: o legado de Anísio Teixeira na atualidade: novas perspectivas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a (re)configuração de conteúdos.
O papel dos PCN no ordenamento de conteúdos para a escola de ensino médio.
A Portaria/SEC nº 1.128/2010, de 27 de janeiro 2010, publicada no Diário Oficial do Estado em 28 de janeiro de 2010.

CONHECIMENTO PARA OS COMPONENTES CURRICULARES


Área de Linguagens
As linguagens como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. A consideração da construção do sujeito nas relações inter-subjetivas e coletivas mediadas pelas linguagens - em qualquer um dos campos de ensino em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Educação Física e Arte, sublinhando-se o papel dessas linguagens nas manifestações culturais diversas, a exemplo de: compreensão de textos no cotidiano e o sentido da "leitura do mundo" de Paulo Freire; a literatura como expressão estética; as paisagens culturais na subjetividade dos sujeitos; o lazer implícito nas atividades físicas, dentre outras. Ressalta-se, a prática pedagógica deve apreender a garantia do direito de aprender; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- Arte
Cidade, cultura e práticas culturais: intervenções urbanas e ambientais como projeto poético; o encontro entre arte e público; a poética da  materialidade nos múltiplos territórios das linguagens da arte (pictórica, gestual, musical, corporal, recitativa, imagética); o desfrute frente à
obra de arte, em qualquer uma das suas linguagens e arte e intervenções urbanas: a rua e as paisagens culturais (murais, música, dança, festivais, exposições, teatro, folias e pantomimas, circo, marcos arquitetônicos, etc.); equipamentos de escuta artístico-poético: encontros entre arte e público, espaços para concerto, exposições e festivais - coretos e arenas, cinemas, projetos de poética pessoal ou coletiva; patrimônio artístico-cultural: imaterial e material - tradição e ruptura. A prática pedagógica em linguagens da arte, voltada para a garantia do direito de aprender; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- Educação Física
Esporte e ginástica: modalidades, táticas e técnicas, desempenho e apreço ao espetáculo esportivo: processos históricos, tendências e modismos; hipocinesia e modificações orgânicas funcionais; o lazer implícito na atividade esportiva nas dimensões estética, comunitária e de entretenimento; efeitos fisiológicos, morfológicos e psicossociais da atividade física corporal; educação do corpo: capacidades físicas, atividades físicas, exercícios físicos, saúde e qualidade de vida; padrões de beleza corporal e saúde; fatores de adesão e permanência à prática da atividade física/exercício físico/pratica esportivo; fatores de risco à saúde corporal; mídias, estereótipos e hegemonia na definição de modelos de beleza corporal; atividade física e equilíbrio energético do corpo: equações, gasto energético, metabolismo e controle de peso. A prática pedagógica em Educação Física, voltada para a garantia do direito de aprender sobre a educação e saúde corporal; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol)
A Língua Estrangeira Moderna como veículo de acesso a outras culturas e de processos de comunicação de outros grupos sociais e, também, entre grupos sociais diferentes. Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais, para uso em diversas situações de comunicação, valorizando vários gêneros textuais para leitura e escrita. A construção da competência discursiva e a mediação da língua espanhola ou inglesa: a ênfase comunicativa e ação voltada para a prática oral e o desenvolvimento da fluência; a aquisição do repertório lexical e reconhecimento de estruturas linguísticas a partir de situações do entorno das relações sociais; a ampliação do repertório lexical e conhecimento de estruturas linguísticas em uso no contexto do cotidiano da ação comunicativa. A prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender em Língua Estrangeira; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

Área de Ciências Humanas
Entendimento de que essas ciências marcam o processo histórico que envolve a constituição das sociedades, além da compreensão analítica da experiência humana e seus desdobramentos para a ordem social em contextos, épocas, cosmovisões, tempos e espaços diferentes. Há que se valorizar as relações dinâmicas entre a sociedade, natureza e processos produtivos, na perspectiva de se estruturar o reconhecimento de que esses processos produtivos regem o ordenamento do espaço geográfico e suas implicações concretas no plano social, político, econômico, ambiental e humano.

- História
A compreensão do processo histórico de transformação da sociedade: a passagem do mundo feudal para o moderno e do moderno para o contemporâneo. A ordem econômica a partir dos fatos históricos; a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender o conhecimento histórico e sua importância na percepção das relações sociais; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- Geografia
A dinâmica da organização humana para uso de espaços - materiais ou não, temporalidades, consensos e dissensos da convivência de grupos sociais; a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender o conhecimento geográfico e seu papel na organização dos espaços; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- Sociologia
A compreensão dos fenômenos sociais (estado e organização política, ordenamento jurídico/social e instituições, produção de governos, constituição social dos indivíduos/escola, família, trabalho). O entendimento da cultura na produção de subjetividades; a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender sobre o saber sociológico e a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- Filosofia
O pensamento filosófico na representação do mundo: dos mitos à ciência, em breves contextos no âmbito do mundo antigo e no âmbito da construção da sociedade moderna e sua transformação para a contemporânea; o pensamento científico na formação do pensamento moderno: arte, ciência e política; a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender sobre o conhecimento filosófico e a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

Área de Ciências da Natureza
A origem das ciências da natureza, dos seus primórdios à matematização, na sociedade moderna, no contexto do estabelecimento da moderna compreensão sobre a organização do conhecimento da natureza. A busca metodológica sobre o conhecimento das ciências da natureza e na compreensão sobre os fenômenos da natureza, com a organização de seus modelos de representação.

- Química
O destaque para a relação entre a compreensão do significado da ciência e os processos produtivos que organizam a estrutura social e econômica, considerando-se o conhecimento sobre a estrutura da matéria e as relações entre moléculas e substâncias no cotidiano, bem como na produção de compostos, à luz do conhecimento químico; a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender a organização da Química e o papel dos seus conhecimentos na sociedade atual; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem

- Física
O destaque para a relação entre a compreensão do significado da ciência e os processos produtivos que organizam a estrutura social e econômica, considerando-se a conexão entre as manifestações e uso da energia e atividades humanas e tecnológicas, sobre o foco do conhecimento físico, sobretudo na produção de equipamentos eletro-eletrônicos e seus elos com sistemas de comunicação; a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender o papel da Física, seus conhecimentos e suas aplicações; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- Biologia
O destaque para a relação entre a compreensão do significado da ciência e os processos produtivos que organizam a estrutura social e econômica, considerando-se o equilíbrio dinâmico da vida no processo de desenvolvimento dos organismos (em qualquer um dos seus níveis de organização inerentes à matéria viva), com o aval do conhecimento biológico; a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender sobre os principais processos biológicos e seus nexos com a organização da vida, vinculada aos debates sobre ética nas decisões a respeito do papel do conhecimento biológico no mundo atual.

Matemática

O conteúdo de Matemática como meio para desenvolver ideias matemáticas fundamentais, a exemplo de: proporcionalidade, equivalência, igualdade, inclusão, relação, função, escala, dentre outros. O papel do conhecimento geométrico na matemática e sua vinculação com processos de representação técnica e de linguagem gráfica. A modelagem na organização de ideias matemáticas. As medidas, a notação científica e seu papel na leitura do mundo. O destaque para prioridade de resolução de problemas e a prática pedagógica voltada para a garantia do direito de aprender matemática; a ética docente no contexto das relações de aprendizagem.

- - - - - - - - - -

Produtos relacionados



Promoções

Não há promoções no momento